quarta-feira, 1 de abril de 2009

Acontecimentos e Efemérides - 2

Neste dia, em 1866, nascia o compositor e pianista italiano
Ferruccio Busoni
(1866-1924)Filho de um clarinetista italiano e de uma pianista de origem alemã, compôs as suas primeiras obras para piano aos sete anos de idade.
Estudou na Áustria e estabeleceu residência em Berlim em 1894. A partir daí desenvolveu a sua carreira tornando-se um dos maiores pianistas do seu tempo.
Foi grande amigo do pianista português José Vianna da Motta com quem manteve intensa correspondência. (disponível em livro).
Se fosse Busoni a escrever este texto, poderia terminá-lo com a seguinte assinatura:
Se alguém a quiser explicar...



Também neste dia, mas em 1873, nascia o pianista e compositor russo
Sergei Rachmaninoff
(1873-1943)
Nasceu em Novgorod, filho da classe alta da sociedade russa.

Os seus talentos musicais foram descobertos muito cedo e foi encorajado a receber formação adequada. Entrou para o Conservatório de S. Petersburgo mas a sua motivação não correspondia ao seu talento, não realizando um trabalho adequado. Devido a isto, a sua mãe falou com um primo seu, Alexander Siloti (aluno de Liszt) que recomendou que Rachmaninoff estudasse com Nicolai Zverev em Moscovo. Rachmaninoff assim o fez em 1885 vivendo e estudando em casa de Zverev durante quatro anos. Foi aqui que teve oportunidade não só de se desenvolver tecnicamente, como de ouvir grandes interpretações de músicos como Anton Rubinstein e de conhecer outros como Tchaikovsky.

Quando deixou a casa de Zverev entrou para o Conservatório de Moscovo onde estudou com Siloti, Taniev e Arensky, tendo como colega, entre outros, Scriabin.
Rachmaninoff acabou o curso um ano mais cedo do que era normal (com 19 anos) e recebeu a rara "medalha de ouro" do Conservatório.

Passou a dedicar-se mais à composição e depois de atravessar a já muito conhecida fase de depressão e inactividade, saiu da Rússia em 1917, tendo optado por seguir a carreira de pianista como forma de sustentar a sua família. Esta carreira terminaria em 1942-43 devido a problemas de saúde.

O seu recital em Knoxville em Fevereiro de 1943, no Allumni Gymnasium da Universidade do Tennessee seria o último que daria e, curiosamente, uma das obras tocadas foi a 2ª Sonata para piano de Chopin (Marcha Fúnebre). Existe hoje nesse local uma estátua de Rachmaninoff a assinalar o acontecimento.
Ainda antes da sua morte (poucos dias antes de fazer 70 anos) tornou-se cidadão americano.

As suas mãos enormes sempre foram objecto de admiração e várias "curiosidades". Se é comum ler que elas abrangiam uma extensão de 12ª, menos comum é ler que a sua mão esquerda conseguia tocar: dó-mib-sol-dó-sol enquanto que com a direita conseguia tocar: dó (com o 2º dedo)-mi-sol-dó-mi (com o polegar por baixo da mão). Incrível !

Sem comentários: