segunda-feira, 23 de março de 2009

Semana Aberta - 1


Integrado na X Semana Aberta da E.M.C.N., hoje teve lugar um concerto inédito na nossa Escola: a integral das invenções a duas e três vozes de J.S. Bach.
Os protagonistas foram dois alunos, Pedro Costa (3º grau) e Bárbara Costa (5º grau), ambos da classe do Prof. João Vasco.

Um concerto de dificuldade assinalável, tendo em conta o repertório de que se trata e a idade dos pianistas, entre outros factores. Por isso, tenho-o na minha opinião como uma iniciativa memorável, apresentada brilhantemente por dois músicos de futuro.

Deixo-vos aqui um brevíssimo exemplo do que foi tocado hoje por Pedro e Bárbara Costa.

J. S. Bach - Invenção a duas vozes em Sol Maior
Pedro Costa, piano


J. S. Bach - Invenção (Sinfonia) a três vozes em Mi menor.
Bárbara Costa, piano

5 comentários:

Antigo aluno de piano da EMCN disse...

Parabéns pela iniciativa! Só de referir que ao contrário do que foi dito não é inédita já que quando fui aluno fizemos precisemente um concerto no salão nobre com a integral das invenções!E uma gravação.
Mas com mais alunos envolvidos.
Os meus parabéns aos alunos que participaram.

NB disse...

Tem toda a razão. Eu é que me expliquei mal no texto.

Ao que eu me referia como inédito era ao facto de as obras terem sido executadas por apenas dois alunos, cada um com o seu "conjunto".

Certamente que as Invenções e Sinfonias já teriam sido feitas na íntegra em vários momentos da história gloriosa da nossa Escola.

Cumprimentos e volte sempre !

Inês L. disse...

Só consegui ver 2ª parte da audição (com a Bárbara a tocar as invenções a 3 vozes) e achei fantástico. Só estas gravadas? Adoraria ouvir a parte do Pedro e ouvir de novo as outras!

NB disse...

Foi gravada a totalidade do concerto.
Quer a parte do Pedro, quer da Bárbara.
No blogue apenas publiquei estas, para servirem de amostra e que foram aprovadas pelos intérpretes.

Anónimo disse...

Bom dia e bom ano 2024. Sou o pai da Bárbara e do Pedro. Gostaria de ter acesso à gravação integral das Invenções. Será possível? Obrigado pela atenção. Fernando Costa
O meu email é pinto1171962@gmail.com